A 4ª Semana de Economia teve início na quarta-feira (10) com a palestra "Relações entre a Economia e a Política" proferida pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT), no auditório do Departamento de Economia e Administração (DEA), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Com o auditório lotado de acadêmicos, o parlamentar falou sobre a importância da economia junto à política. "A técnica qualifica a política e a política dá sentido à técnica", disse Duarte, contando que nos anos em que esteve no executivo estadual sempre procurou aliar as duas atividades, mesmo quando uma tornava o exercício da outra cheia de obstáculos.
O deputado citou alguns exemplos onde a economia, como técnica aliada à política, deu certo no Mato Grosso do Sul e trouxe grandes benefícios tanto para a população quanto para o Estado, como a isenção de pagamento do IPVA para a aquisição de veículos 0 km. "Na época os consumidores compravam um veículo em São Paulo, emplacavam o carro lá e o Estado perdia a arrecadação de impostos como ICMS e IPVA. Além disso, ainda estávamos perdendo as concessionárias que começaram a fechar as portas por falta de compradores. Com um simples incentivo, foi possível reverter essa situação", lembra Duarte.
A 4ª Semana de Economia é uma realização do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul (Corecon) e será realizada até o dia 13 de agosto em todas as cidades do Estado que possuem faculdade de Economia como Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã. (Informações da Assessoria do Deputado)