Notícias

  • 14/09/2011
  • Priscilla Peres

Diferença entre agricultura familiar e comercial é política, defende Riedel


Eduardo Riedel falou sobre agricultura

Durante o XIX Congresso Brasileiro de Economia 2011, realizado de 07 a 09 de setembro em Bonito, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel ministrou um painel sobre "Agronegócio, Agricultura Familiar e a Heterogeneidade Estrutural do Setor Agrícola Brasileiro" junto com o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho.

Eduardo Riedel falou sobre a importância do agronegócio no Brasil e no Estado, ainda ressaltou sobre a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do setor, que chegou a US$ 440,60 bilhões em 2010, sendo que 70,1% representa a agricultura e 29,9% a pecuária.

O presidente Eduardo explicou sobre a agricultura familiar e comercial, que para os especialistas as diferenças são apenas políticas, pois na prática ambas são apenas a agricultura diferenciadas pelo tamanho e quantia de produção.

"A diferença entre as agriculturas familiar a comercial não reflete na capacidade de gerar renda, por isso defendo que é apenas uma divisão política", destaca Riedel lembrando que o Centro-Oeste apresenta volume de economia comercial, mas possui 84% de agricultura familiar.

Indiferente do tamanho da propriedade rural, tanto Riedel quanto José Eustáquio falaram da importância do agricultor conciliar experiência com tecnologia. "Esse é o grande desafio do agricultor, conseguir aliar a tecnologia de forma a aumentar o lucro e a produção e consequentemente diminuir os riscos de perdas", finalizou José Eutáquio.



VOLTAR



Mercado Financeiro



Fiscalização Profissional



Portal do Perito



Artigos




CONVÊNIOS