NOTA DE ESCLARECIMENTO - PRÊMIO "MULHER ECONOMISTA 2023"
O Conselho Regional de Economia do Estado do Mato Grosso do Sul (CORECON-MS) vem por meio desta nota esclarecer à comunidade econômica e ao público em geral seu posicionamento sobre o processo de escolha do Prêmio "MULHER ECONOMISTA 2023".
O CORECON-MS reitera seu compromisso com a imparcialidade, a ética e a transparência em todas as suas atividades, incluindo a seleção de personalidades para a concessão de prêmios que reconhecem a contribuição excepcional de mulheres no campo da Economia Nacional.
Desta forma cumpre informar que a decisão sobre a personalidade vencedora foi laureada em uma sessão plenária do Conselho Federal de Economia (COFECON), onde 18 Conselheiros, representantes de diversos estados, participaram ativamente do processo de seleção. O resultado foi obtido pelo placar de 10 votos a favor e 8 contra.
É importante destacar que a composição do plenário do COFECON é rotativa, respeitando o rodízio de conselheiros federais de cada estado. Nesta ocasião da votação, o conselheiro titular representante do Mato Grosso do Sul não estava na titularidade, o que, por razões de protocolo, influenciou na sua participação na referida plenária.
O CORECON-MS reafirma seu comprometimento em manter um processo de seleção justo e transparente, distanciando-se de quaisquer influências externas que possam comprometer a integridade do prêmio. Destacamos que a escolha indicada pelo CORECON-MS foi baseada unicamente em méritos técnicos, alinhada aos valores e princípios que regem a atuação deste Conselho, conforme pode ser consultado em ata da 496ª Sessão Plenária Ordinária do CORECON/MS de 19 de outubro de 2023.
É de suma importância salientar que o CORECON-MS não compactua com qualquer tipo de escolha que não obedeça estritamente a critérios técnicos, e reafirmamos nosso compromisso em preservar a credibilidade e a excelência nas premiações promovidas por esta instituição.
Estamos à disposição para esclarecimentos adicionais e reiteramos nosso compromisso em promover a valorização da mulher economista, reconhecendo suas conquistas e impacto positivo no desenvolvimento econômico do nosso estado.
Adicionalmente, convidamos todos os economistas do Estado do Mato Grosso do Sul a participarem ativamente das ações promovidas pelo CORECON-MS. A contribuição e o engajamento da comunidade econômica são fundamentais para fortalecer nossa profissão e ampliar o impacto positivo que podemos gerar na sociedade. Estamos abertos a sugestões, colaborações e ideias inovadoras que visem ao desenvolvimento contínuo da Profissão de Economista em nosso estado. Contamos com a participação ativa e valiosa de cada profissional, consolidando juntos um ambiente propício ao crescimento e à excelência no campo econômico.
Atenciosamente,
Hudson Garcia da Silva
Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Mato Grosso do Sul