As eleições do Sistema Cofecon/Corecons foram finalizadas nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 20h. A primeira edição do voto eletrônico em 21 estados contou com 3.041 votantes. Todo o processo eleitoral foi monitorado por auditor externo, o que garantiu a legitimidade. Clique AQUI para acessar o Resultado Final.
Representantes das comissões eleitorais dos estados participantes da votação eletrônica acompanharam a apuração na sede do Cofecon, em Brasília. Antes de conhecer os resultados das eleições, o coordenador substituto do grupo de trabalho encarregado da operacionalização da eleição eletrônica dos Conselhos Regionais de Economia, conselheiro federal Luiz Alberto Machado, parabenizou a equipe do Cofecon responsável pelo desenvolvimento do projeto e as empresas que o executaram. “A ideia já é trabalhada há algum tempo e agora pode ser implementada, o que representa um marco e uma conquista para a classe de economistas. Tenho certeza de que, em um futuro próximo, todos os Regionais vão aderir à votação eletrônica”, pontuou.
O presidente do Cofecon, Paulo Dantas da Costa, também esteve presente na cerimônia de encerramento das eleições. “Não há outro modelo que ofereça mais lisura e segurança ao processo eleitoral do que este que foi implementado”, destacou. O representante da Sctyl Innovating Democracy Ubiratan Teles confirmou que o contato com o Cofecon para construção do sistema foi transparente desde o início e que não foi registrada nenhuma tentativa de fraude e nem suspeitas de qualquer natureza.
Também estiveram presentes o vice-presidente do Cofecon, Júlio Miragaya; os conselheiros federais Fábio Silva e Paulo Ponzini; e o auditor da empresa The Perfect Link Audit Team, Fernando de Pinho Barreira.
Confira as chapas eleitas em cada estado para conselheiros regionais e delegados no triênio 2016/2018.
Chapa: Perseverança e trabalho – 130 votos
Total de votos: 138
Votos em branco: 6
Votos nulos: 2
Consulta para presidente
Chapa vencedora: Chapa 1 – 71 votos