O Conselho Federal de Economia apresenta a edição número 40 da revista Economistas, que tem como tema a economia pós-pandemia. Nela, diversos profissionais discutem as transformações causadas pela crise, tanto na adaptação ao isolamento social requerido para conter o avanço da transmissão quanto pelas perdas causadas e até mesmo pela necessidade de recuperar o planeta diante de uma prática econômica bastante poluente.
“O teletrabalho, com seus prós e contras, é uma realidade. Muitos restaurantes e lojas fecharam, enquanto as compras on-line e os aplicativos de entrega de refeições tiveram um crescimento expressivo. As escolas precisaram se reinventar, com um sistema que integra aulas on-line e presenciais. O turismo foi um dos primeiros setores a sentir os impactos da crise e será um dos últimos a se recuperar. E o mercado começa a dar mais atenção às empresas com práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (na sigla em inglês, ESG)”, expressou o presidente do Cofecon, Antonio Corrêa de Lacerda, no editorial.
Vários destes temas estão discutidos nos artigos publicados nesta edição. Os economistas Rodrigo Mariano, Roberto Padovani e José Luiz Pagnussat, este último um ex-presidente do Cofecon, analisam o futuro da economia. As economistas Cristina Fróes e Renata Machado falam sobre o impacto nas cadeias de valor e a transição energética, respectivamente. Os economistas Marcus Eduardo de Oliveira e José Henrique Paim discutem, respectivamente, as questões ambientais e os impactos da economia na educação. E, no contexto dos 70 anos da regulamentação da profissão de Economista, Carlos Roberto de Castro (outro ex-presidente do Cofecon) e Fernando Nogueira da Costa discutem questões relacionadas à profissão. Além disso, uma entrevista com Fernando Ferrari Filho fala sobre a importância de seu pai, o deputado Fernando Ferrari, figura importante no trâmite do projeto de lei que resultou na regulamentação da profissão.
Formato digital
A partir desta edição, o Cofecon usa um novo formato para a exibição da revista em ambiente digital. A ferramenta possibilita o uso de links interativos, bem como a exibição de vídeos dentro da revista. Além disso, ela pode ser enviada facilmente por e-mail. Para acessar à revista, clique AQUI.