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Rússia X Ucrânia

HUDSON GARCIA DA SILVA

Com esses primeiros dias da GUERRA entre Rússia X Ucrânia, é possível já sentir os impactos  na economia brasileira? 

De imediato podemos já observar uma escalada no preço do mercado de combustíveis, a  cotação do petróleo atingiu na manhã desta quarta-feira (02/03) a cotação de US$ 110,72/barril  brent para compra, e isso já representa um crescimento de cerca de 42% nos ganhos só este  ano. O dólar que vinha namorando uma cotação abaixo dos R$ 5,00 como aconteceu no último  dia 23, voltou a crescer com força e fechou quarta-feira (02/03) a cotação de R$ 5,12, 2,33% a  mais que na última quarta-feira (23/02). Para os próximos dias podemos contar com um  comunicado da PETROBRAS de aumento no preço da gasolina, diante da política de repasse ao  consumidor da variação do preço internacional, isso porque a estatal já está há quase 50 dias  sem reajustar os preços dos combustíveis, operando com R$ 1,00 de defasagem no preço do  litro do diesel e R$ 0,80 para a gasolina. Essa defasagem representa 27% para o diesel S-10 e  24% para a gasolina, em relação ao preço de paridade de importação de acordo com a  Consultoria Stonex. 

O que podemos esperar com o avanço desta guerra, considerando as sanções que estão sendo  cada vez mais ampliadas a Rússia? 

Desde a primeira investida russa em território ucraniano, muitos países já se posicionaram  contra a guerra por meio de sanções a Rússia. Dentre essas sanções, podemos destacar  primeiramente a do sistema bancário, talvez a de maior impacto até o momento, com a remoção  de diversas instituições bancárias do Swift, sistema de telecomunicações financeiras em que são  feitas cerca de 70% das transações bancárias globais e está presente em mais de 200 países. Além disso, ativos russos foram bloqueados ao redor do mundo e a o Banco Central russo foi  proibido pelos Estados Unidos de realizar transações em dólar. 

As sanções vão além da economia, no setor de transportes a União Europeia proibiu voos  particulares e comerciais de sobrevoarem, pousarem e decolarem em países membros.  Empresas como Boeing e Delta Airlines, suspenderam seus trabalhos em território russo. No  espaço marítimo, entregas com a Rússia como destino foram suspensas. BMW, Ford, Honda e  Renault também suspenderam suas atividades em solo russo, isso inclui a exportação de veículo  para o país. 

Empresas europeias e americanas com participação em joint-ventures e investimentos no  mercado de gás e petróleo na Rússia, também anunciaram a suspensão e até encerramento de  acordos. 

Ainda é muito cedo para falarmos sobre impacto no curto, médio e longo prazo. Mas se essa  guerra perdurar por mais tempo, o nosso país pode sofrer em três variáveis: combustíveis, alimentos e câmbio. O principal é o preço internacional do petróleo, cujo barril do tipo Brent  chegou nessa semana em US$ 110,72, no maior nível desde 2014. O mesmo ocorre com o gás  natural, produto do qual a Rússia é a maior produtora global, cujo BTU, tipo de medida de  energia, pode chegar a US$ 30, um aumento de 6,15% em relação a janeiro de 2022.  

Em relação à gasolina, a recuperação da safra de cana-de-açúcar está reduzindo o preço do  álcool anidro, o que também ajuda a segurar a pressão do aumento do barril de petróleo num  primeiro momento. Desde novembro do ano passado, o litro do etanol anidro acumula queda  de 24,6% em São Paulo, segundo o Cepea1. As maiores pressões sobre combustíveis estão  ocorrendo sobre o diesel, que não tem a adição de etanol e subiu 3,78% em janeiro, segundo o  IPCA-15, que funciona como prévia da inflação oficial.  

1 Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

Já nos alimentos, a Rússia é a maior produtora de trigo no mundo e a Ucrânia ocupa a quarta  posição. Na última terça-feira (01/03) o preço do trigo subiu 8,91%, maior alta em 13 anos. Nesse  caso, o Brasil não pode contar com outros mercados por conta da seca na Argentina,  tradicionalmente o maior exportador do grão para o Brasil, que está comprometendo a safra  local. A crise instaurada em âmbito mundial pressiona o preço dos alimentos, tanto pelo custo  do frete, devido ao aumento do barril de petróleo que tende a aumentar o preço dos  combustíveis, dado que o principal modal logístico nacional é o rodoviário, quanto pelo custo  com os insumos na produção, visto que a Rússia é o maior produtor mundial de fertilizantes, e  as sanções podem provocar um desabastecimento no mercado, fazendo o preço do insumo  subir, sendo repassado para a cadeia produtiva. 

Atualmente, o Brasil compra 20% dos fertilizantes do mercado russo e só na última semana os  preços subiram 5,8% segundo a CNA2. Além disso, a instabilidade no Leste Europeu poderá não  apenas impactar os índices de inflação, mas também obrigar vários países desenvolvidos a tomar  a decisão em aumentar a taxa básica de juros o que deve comprometer o crescimento  econômico global para este ano ao reduzir o espaço para a melhoria dos preços e do consumo. 

Um caso que chama a atenção em Mato Grosso do Sul, é a recente compra da UFN3, fábrica de  fertilizantes nitrogenados da Petrobras localizada em Três Lagoas (MS), pela empresa Russa  Acron. A compra foi feita no início de fevereiro, antes da investida do exército russo em território  ucraniano e trazia grande expectativa para o município e estado. Apesar da compra ter sido  concluída, pode haver um atraso no cronograma, que previa a inicialização das obras para julho  de 2022 e a operacionalização em 2027, isso porque ativos russos foram bloqueados em boa  parte do mundo e a maioria dos bancos russos foram excluídos do Swift. 

A exclusão de bancos russos do Swift também impacta o mercado de carnes. Mato Grosso do  Sul tem a carne como um dos principais itens exportados e uma parte disso vai para a Rússia. O  faturamento do Brasil com a exportação de carnes para a Rússia em 2021 foi de US$ 328  milhões. Sem o Swift, as transações vão demorar mais do que deveriam, pois o sistema de  pagamento será combinado diretamente entre as partes. Outro impacto está relacionado a  custos: por um lado com o aumento dos preços de fertilizantes e petróleo, os preços de grãos  como soja e milho - essenciais para a alimentação animal - sofrerão elevação. Por outro lado, o  custo logístico também será elevado. Em primeiro lugar o frete até o porto, que no Brasil é feito  quase que em sua totalidade por meio rodoviário. Em segundo lugar o transporte marítimo, que  já conta com uma oferta menor de navios para aquela região. 

Se a guerra perdurar, um estado como o Mato Grosso do Sul, que conta muito com o agro, irá  sofrer forte impacto, o que será sentido não apenas na produção, como também no bolso dos  consumidores, com o aumento de itens básicos. 

HUDSON GARCIA DA SILVA 

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Analista  Tributário pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), Especializando em  Administração e Finanças (Grupo UNINTER), Assistente Técnico em Perícias Cíveis e Econômico Financeiras, Consultor em Gestão Financeira junto ao SEBRAE/MS, atuante nas áreas de  consultoria econômico-financeira corporativa, projetos de viabilidade econômico-financeira,  plano de negócios e planejamento tributário com ênfase em Incentivos Fiscais Estaduais e  Municipais. Diretor de Negócios da Agricon Consultoria Empresarial LTDA. 

2 Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil




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